
Nome científico: Hemianthus callitrichoides
Família: Scrophulariaceae
Origem: América Central (Cuba)
pH: 5,0 ~ 7,5
gH:--
Temperatura: 20 ~ 28°C
Posição: Frente
Tamanho: 1 ~ 3 cm
Iluminação: Moderada a alta
Substrato: Rico em ferro
Cuidados: Moderado
Reprodução: Corte e replantio do ramo
Mais informações:
O crescimento em aquário da H. callitrichoides é geralmente moderado, requer iluminação abundante e generosos níveis de nutrientes acompanhado de um substrato de granulação fina e bons níveis de CO2 que lhe darão lindas pérolas.
Dica: quanto mais luz e CO2 fornecidos, melhor irão prosperar, mas lembre-se de manter níveis confortáveis à todas as espécies mantidas no aquário.
No aquapaisagismo as H. Callitrichoides são comumentes usadas entre rochas e troncos para dar um aspecto envelhecido ao ambiente, também frequentemente usadas para preenchimento de plano.
A HC (H. Callitrichoides) está entre as menores plantas do mundo aquarístico, sua reprodução pode ser feita cortando os ramos e replantando. Plante pequenos "tufos" a cada dois centímetros aproximadamente, com um bom ambiente para se desenvolver, preencherá o plano em pouco tempo.
Em situações que as Hemianthus Callitrichoides parem de se desenvolver ou suas folhas fiquem amareladas, indica falta de nutrientes que pode ser resolvido com adição de nutriente líquidos, já para as folhas amareladas o tratamento com fertilizantes com maior teor de ferro. Flourish Excel é bem aceito e o uso resultará em um crescimento notável das plantas.